Zona quente x Zona fria: Você sabe onde posicionar os seus produtos no PDV?
Você sabia que a localização dos produtos no PDV pode ser um fator decisivo para atrair ou perder clientes?
Neste post, vamos te mostrar que a estratégia de posicionamento no ponto de venda vai muito além de simplesmente selecionar um espaço. É sobre explorar ao máximo as zonas quentes, aproveitar o potencial das zonas frias e criar experiências que realmente chamem a atenção do consumidor.
O que é zona quente?
As zonas quentes são os espaços de maior visibilidade e circulação no PDV.
Veja alguns exemplos de pontos estratégicos dentro de uma loja:
- Próximo aos checkouts
- Entradas ou corredores principais
- Parte central de prateleiras e gôndolas
Para aproveitar ao máximo a zona quente, materiais em PDV são a melhor opção. Esses materiais podem potencializar a exposição e os pontos de contato do consumidor com o produto.
Aqui vão algumas opções que fazem toda a diferença:
Pódios ou bandejas: Elevam e destacam os produtos
Displays: Organizam e convidam a interagir
Clip Strips: Geram compras por impulso
O que é zona fria?
Ao contrário das zonas quentes, as zonas frias possuem menor fluxo ou visibilidade, mas podem ser estrategicamente otimizadas para atrair atenção.
As zonas frias são:
- Cantos do PDV
- Prateleiras mais altas ou baixas
- Saídas e corredores com menor circulação
É possível otimizar as zonas de menor circulação e pontos de contato utilizando materiais estratégicos como:
Triedros ou faixas: Com ângulos que favorecem a visualização
Adesivos de chão: Blocam os espaços e categorias
Móbiles aéreos: Atraem e reforçam ações promocionais.
Esses materiais são desenvolvidos especialmente para atrair o público em áreas frias.
Posicionamento estratégico faz toda a diferença!
Produtos posicionados estrategicamente nas áreas certas, podem atrair mais clientes, impulsionar vendas e reforçar a percepção do público com a sua marca.
Entre em contato com o nosso time e descubra como destacar seus produtos.